o pretérito é um dos tempos verbais, também chamado de passado, que faz conjunto com o futuro e o presente.
Sao três os preteritos, no modo indicativo:
- Imperfeito, usado para coisas que começaram mas não terminaram ainda, como por exemplo na sentença: O rei morria hoje cedo!;
- Perfeito é usado para coisas que estão terminadas, mas não a muito tempo, como em: O rei morreu hoje cedo!; e
- Mais-Que-Perfeito, para coisas que já acabaram muito, muito tempo atrás. Exemplo: O rei morrera há tempos...
Resolvi falar de tempos verbais e dizer que fiquei Pretérito-Mais-Que-Perfeito porque estive hoje numa igreja construida no ano de 1121, numa praça fundada em 1136 e em um cemitério fundado em 979! Já pensou há quanto tempo isso tudo tá lá? Muita raça de tempo, gente... Imagina só: 979! Ela fez não 100, mas 1.000 anos quando eu nasci! Eu tenho 27 anos, ela tem.. eita... 1.027 anos! Pois é... minha história de hoje tem a ver com o tempo... com o pretérito mais-que-perfeito, porque, afinal, 1.027 anos é tempo pra caramba!
Olha eu lá!!!
Olha eu de novo! [Nem um pouco aparecido...]
Bem, eu fiquei chocado quando descobri que a Abadia fora destruída em 1538 pelo Rei Henry VIII no que a história chama de Dissolução dos Monastérios. Que raiva! A seguir, a vista lateral esquerda das ruínas.
Mas tudo bem... o fundador da Igreja, Henry I morreu no dia 4 de janeiro de 1.136 e foi enterrado na própria igreja, no altar mais alto, e foi criado lá um jardim que o celebra. A praça fica noroeste da Igreja, tem acesso direto para ela, e chama-se Forbury Hill. Esta e a primeira imagem que se tem da Forburry Hill quando se sai pelos fundos da Reading Abbey Church.
Detalhe a cruz que serve de memorial ao Rei Henry I.
Eu poderia ficar horas postando fotos que fiz da Forburry Hill, mas paciência tem limite! Tem outro lugar pra falar a respeito! Sim, sim, e aproveitando a deixa, peguei um caminho que me levava ao centro comercial da cidade, e descobri uma feira livre igual às que a gente tem em Valadares, no meu caso, às quintas-feiras. Como não é comum para nós, achei um charme comprar cerejas in natura e amoras - e tudo muito, mas muito barato! E em frente a esta feira, outro tesouro histórico: a Igreja de St. Mary - The Virgin.
Seria uma igreja comum se ela nao tivesse sido fundada no ano de 979 pela Rainha Elfrida, segunda esposa do primeiro rei da Inglaterra, Edward I. Eu cheguei e a igreja está em intensa reforma, mas acho que na Net eu posso achar uma foto de como ela se parece...
Pronto, ali esta a foto da igreja... mas o melhor de tudo e que nos arredores da igreja existe um cemitério! Um cemitério lindo, tão antigo quando a igreja. Olha eu no cemitério!
Eu fiz um filminho do cemitério também. Reparem que a igreja está toda protegida por causa da reforma. Sim, de um lado fica uma avenida e do outro lado um shopping center... Aff!
Ai... acho que por hoje está bom!
Deixa eu ir fazer outra coisa!
(*) Oscar Wild é autor de, entre outras obras, O Retrato de Dorian Gray.
Nenhum comentário:
Postar um comentário