2.8.06

Pretérito-Mais-Que-Perfeito!

Estou pretérito-mais-que-perfeito! E creio que nome melhor não poderia ter esse Post de hoje seja por como eu fiquei, seja pelos locais que visitei... Mas para que ele [o nome do Post] faça sentido, só para relembrar, vamos a uma breve aulinha teórica de Português:

o pretérito é um dos tempos verbais, também chamado de passado, que faz conjunto com o futuro e o presente.

Sao três os preteritos, no modo indicativo:

  1. Imperfeito, usado para coisas que começaram mas não terminaram ainda, como por exemplo na sentença: O rei morria hoje cedo!;
  2. Perfeito é usado para coisas que estão terminadas, mas não a muito tempo, como em: O rei morreu hoje cedo!; e
  3. Mais-Que-Perfeito, para coisas que já acabaram muito, muito tempo atrás. Exemplo: O rei morrera há tempos...

Resolvi falar de tempos verbais e dizer que fiquei Pretérito-Mais-Que-Perfeito porque estive hoje numa igreja construida no ano de 1121, numa praça fundada em 1136 e em um cemitério fundado em 979! Já pensou há quanto tempo isso tudo tá lá? Muita raça de tempo, gente... Imagina só: 979! Ela fez não 100, mas 1.000 anos quando eu nasci! Eu tenho 27 anos, ela tem.. eita... 1.027 anos! Pois é... minha história de hoje tem a ver com o tempo... com o pretérito mais-que-perfeito, porque, afinal, 1.027 anos é tempo pra caramba!
Pois bem... ontem oIzalty havia me dito que havia ruínas de uma igreja depois de um ponto "x" que ele me indicou com o dedo. Acordei quernedo fazer com que achar aquelas ruínas fosse minha meta de hoje; então decidi que em vez de seguir adiante pelo caminho que me levaria ao centro de Reading, antes mesmo do almoço resolvi que iria achar as tais ruínas. Foi ai que botei os pés fora do número 66 da rua Watlinghton e fui bater perna!

O número 66 é essa casinha do meio [a terceira da esquerda para a direita].

Andei e andei e andei e, resolvendo seguir as placas, tive outra surpresa antes mesmo de encontrar as ruínas: fui parar num caminho memorial dedicado a Oscar Wild(*) - que nada mais é do que um caminho de pedras cercado por grandes árvores, com o canal à esquerda [ao fundo, o caminho memorial- observe as grandes árvores]...

... e no final do caminho memorial, surge a Reading Abbey Church. Eis a primeira imagem que se tem dela...

Nao dá prá imaginar o que espera pela gente lá dentro!

Olha eu lá!!!

Olha eu de novo! [Nem um pouco aparecido...]

Os primeiros monges chegaram a esta igreja no ano de 18 de junho de 1.121 e foi consagrada em 1.164.

Bem, eu fiquei chocado quando descobri que a Abadia fora destruída em 1538 pelo Rei Henry VIII no que a história chama de Dissolução dos Monastérios. Que raiva! A seguir, a vista lateral esquerda das ruínas.

Mas tudo bem... o fundador da Igreja, Henry I morreu no dia 4 de janeiro de 1.136 e foi enterrado na própria igreja, no altar mais alto, e foi criado lá um jardim que o celebra. A praça fica noroeste da Igreja, tem acesso direto para ela, e chama-se Forbury Hill. Esta e a primeira imagem que se tem da Forburry Hill quando se sai pelos fundos da Reading Abbey Church.

Detalhe a cruz que serve de memorial ao Rei Henry I.

Eu poderia ficar horas postando fotos que fiz da Forburry Hill, mas paciência tem limite! Tem outro lugar pra falar a respeito! Sim, sim, e aproveitando a deixa, peguei um caminho que me levava ao centro comercial da cidade, e descobri uma feira livre igual às que a gente tem em Valadares, no meu caso, às quintas-feiras. Como não é comum para nós, achei um charme comprar cerejas in natura e amoras - e tudo muito, mas muito barato! E em frente a esta feira, outro tesouro histórico: a Igreja de St. Mary - The Virgin.

Seria uma igreja comum se ela nao tivesse sido fundada no ano de 979 pela Rainha Elfrida, segunda esposa do primeiro rei da Inglaterra, Edward I. Eu cheguei e a igreja está em intensa reforma, mas acho que na Net eu posso achar uma foto de como ela se parece...

Pronto, ali esta a foto da igreja... mas o melhor de tudo e que nos arredores da igreja existe um cemitério! Um cemitério lindo, tão antigo quando a igreja. Olha eu no cemitério!

Eu fiz um filminho do cemitério também. Reparem que a igreja está toda protegida por causa da reforma. Sim, de um lado fica uma avenida e do outro lado um shopping center... Aff!


Ai... acho que por hoje está bom!
Deixa eu ir fazer outra coisa!

(*) Oscar Wild é autor de, entre outras obras, O Retrato de Dorian Gray.

Nenhum comentário: